Foto:FAmaro
Caro Colaço,
Li com alguma atenção o texto que mandaste para o Jornal Reconquista desta semana e, fiquei algo perplexo, com o que lá escreveste, nomeadamente, que a pretensa Associação dos Antigos Alunos dos Seminários, quer ser uma parte integrante das decisões da Diocese. Quem subscreveu ou tomou essa decisão? Qual foi a assembleia constituinte dessa associação que o determinou?
Eu pela minha parte não a subscrevo e não farei parte sequer duma associação desse género. Penso até, que é andar um pouco com o carro à frente dos bois. Espero que para além de seres um dos principais impulsionadores deste movimento não queiras, também, ser o seu coveiro.
Dei o meu contributo, participei e ajudei a que o encontro fosse um sucesso de TODOS e de ninguém em particular.
No entanto, permite-me um reparo, quando se agradece deve-se procurar ser imparcial e agradecer a todos, ou então não se agradece a ninguém, especialmente quando se escreve para um Jornal Regional. Pois esqueceste de agradecer à Junta de Freguesia de Alcains, pela oferta das papas (dado que foi quem as pagou, assim como a todo o pessoal envolvido na sua feitura mulheres e homens) e pelo transporte dos placards para a exposição e dos sinais de trânsito;
à ARCA que cedeu os placards e ao Gil Duarte que cedeu a aparelhagem. E Fico-me por aqui...
A Festa foi bonita, pá... Mas não queiram já estragar a festa. Eu, apenas quis rever os meus amigos que conviveram comigo durante mais de 5 anos, conhecer outros que tiveram as mesmas vivências que eu, mas em tempos diferentes.
A festa foi isto e será sempre só isto e, será recordada por isto pela maioria dos presentes. Se quiserem transformá-la em algo mais, com o contibuto de uma Assmbleia Geral alargada (não sei se isso algum dia acontecerá) e por decisão maioritária, reservo-me no direito de dela fazer parte. Se assim não for, não contem comigo. Amigos como dantes quartel general em Abrantes...
(com conhecimento aos demais comissionistas da festa de 24 de Abril de 2010)
Carlos Mingacho
NR
1
Meu caro Carlos, ainda sem dar acordo de mim com o que se passou em Évora, acordo com esta tua carta que me deixa, ela sim, perplexo.Mas sem tempo para cuidar das razões que te assistem.
Duas ou três breves notas!
De tanto pedir palmas para todos os que tornaram possível a nossa festa - revê o primeiro filme onde, ao falar com os nossos amigos que assaram o porco quis alí deixar esse tom, ou seja, o de homenagear todos que estiveram por trás e que tornaram possível os que estiveram pelo palco dos dias. Corria esse risco, corro esse risco, sempre. Desde os tempos em que pus de pé a primeira Feira de Artesanato, em Abrantes, indo conviver, no final, na carpintaria, com os carpinteiros que a puseram de pé, até hoje, ontem, mesmo, em Évora, com os trabalhadores do hotel, os cantores do Grupo de Évora, etc...
É assim, não quero entrar por outros aspectos!
Deixo-os para que o grupo todo se pronuncie mas esta de causar injustiça ao não nomear a Junta de Alcains, os rapazes da Arca, o rapaz da aparelhagem, as senhoras das papas... quer dizer.
Convoco-te para a parte final do referido texto:
(...)
"A organização agradece a todos os que colaboraram para o êxito da iniciativa desde a empresa que serviu o almoço com ementa à anos 60,às senhoras que confeccionaram as Papas de Alcains, ao Grupo de Concertinas da Arca e, em especial, ao incansável Reitor do Seminário, o jovem Pe Castanheira."
2
Tantas as vezes em que os tomei por ti, revê os posts e neles os mil e um obrigados que, justamente te dediquei - confesso que te identifiquei tanto com a Junta que talvez esteja aí o lapso de que me penitencio as vezes que forem precisas) , mas tudo bem, assumo e penitencio-me! Agora, aquele artigo foi o único que fiz e que foi publicado, desde logo, aqui, na página da Diocese, na Ecclesia, no Reconquista (apenas, agora, pelos vistos, ele que me foi solicitado por Nelson Mingacho do dito jornal!!!!) e só agora deste por ele e pelos seus excessos?
3
Mas ainda bem que falaste!
Venham de lá essas opiniões!
Sobre tudo o que em ti e noutros causa dúvida!
Qualquer dúvida!
(Todos sabem o que penso sobre a necessidade da Associação. Ou seja, já o escrevi mil vezes: com as novas tecnologias, como se viu, em meia dúzia de dias reunimo-nos para fazermos o que quisermos e com quem quisermos!Mas, de facto, para polémicas estéreis, meu caro Mingacho, também não contam comigo!Mas não me importo que a Associação se crie e no referido artigo pretendia-se dar alguns impulsos a que avançasse, mesmo não a achando necessária.Nada mais.)
4
Escolhi para ilustrar esta tua carta a imagem que espelhou a medida da tua generosidade e que a mim mais me surpreendeu!
Estávamos cansados, mas tu, Carlos, tiveste o nobre gesto de nos dessedentar e matar a fome com os estaladiços pasteis de carne - obrigado, também, estou a brincar, Carlos, à senhora pasteleira que os confeccionou, pois então - e a mais aos pasteis "vigaristas", não não me sinto vigarista!
É com ela que quero ficar, Carlos, mais do que imaginar-te a desejares-me cov....quê?!
Um abraço
antónio colaço
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/