O Mário Pissarra acaba de prestar contas do deve/haver de um bem sucedido Reencontro tantos anos depois. Estamos todos de parabéns.
Chegou, por isso, também, e para bem de nós todos, a minha hora de prestar outras contas.
2
De facto, valeu a pena o muito caminho andado para a A24A-ALCAINS24ABRIL termos chegado. Só que, para mim, e acho que o problema é mesmo só meu, o objectivo era fazer deste lugar de encontro, a agora animus, uma praça, um terreiro, uma esquina, o que se quiser, onde poderíamos, a qualquer hora, a qualquer instante, no instante de um clic encontrarmo-nos nem que fosse para desejar os bons-dias e, mesmo, partilhar o tanto de que são feitos os nossos dias.
3
Ontem como hoje, o que pretendi, desde os pré-históricos contactos telefónicos para tudo o que eram postos públicos das mais remotas aldeias e que resultaram num primeiro jantar, algures, na minha casa, então, em Campo de Ourique, até às continuadas cartas, então, ainda salivadas – coisa bem distinta das modernaças etiquetas autocolantes de hoje - passando, depois, pela primeira rede de email, pelos primeiros telemóveis, pela Ericeira 2000, essa gloriosa passagem do século, até ao primeiro blog, entretanto partilhado com outros anos, o que pretendi, sim, nada mais era do que afirmar que a vida, para nós, poderia continuar como se nenhuma interrupção, nenhuma ”saída”, nenhuma “expulsão”, nenhum simples desistir tivesse tido lugar.
4
Como assim, essa contraditória conjugação, se a vida, entretanto, se impôs a cada um com uma outra vocação?
5
É aqui que bate o ponto. Entre os que só querem recordar, uma vez por ano – e que já estão desejosos de que chegue Gavião, claro – e aqueles para quem o presente vivido intensamente é a melhor forma de confirmar a continuada autenticidade de que era feito o então presente do passado que hoje continuamos a invocar. Ou seja, trocando por miúdos, as novas tecnologias ao serviço de nos vermos, de nos pensarmos, de nos falarmos, todos os dias. Sem agendas e, muito menos, sem contendas. Uma única tenda, qual Tabor dos nossos dias garantidamente plurais.
6
Não terei sido persuasivo quanto baste. Não raro, o blog, deu conta das muitas coisas que, nessa linha, eu próprio trazia para partilhar. Nos últimos dias, até, em face da última exposição, cortei-me até mais não, não fosse alguém fartar de tanta, assim entendida, auto-promoção. Para não dizer no que à prática da oração entendida como descomplexado exercício de religação com o sagrado, diz respeito. Nunca a ninguém aqui se impôs o que quer que configurasse o cumprimento de um qualquer estafado preceito! E não é que no meu derradeiro refúgio, a ânimo, onde sentia algum pudor, virou, agora, por via de crescente sussurro, o lugar onde rezo com acrescido prazer?!
7
Foi um ano de intenso e, provavelmente, excessivo empenhamento nestas e noutras coisas/causas públicas. Exposições, performances, concertos, milhares de caracteres tricotados, etc, num frenesi a solicitar que…. páre por aqui.
Com alguma legitimidade, mas nem sempre com a necessária e recomendada humildade, sofro, sofremos, creio, se tarda o retorno, acontecendo, por vezes, rondar-nos um adivinhado transtorno.
A serenidade convoca-me, pois, para outras paragens , para outras aragens, donde possa ver, melhor e mais distanciado, o valor de cada um dos meus irmãos em si considerado.
Ou seja, mais do que um quase doentio querer surpreender, chegou a minha hora de me deixar querer ser surpreendido.
8
Nesse sentido, acabo de enviar a todos os elementos que constituíram a Comissão Organizadora de Alcains24, as chaves (passwords) com que deverão assegurar a continuidade desta animus, até que entendam construir ou não um outro lugar. Nada que não estivesse nos meus planos e não tivesse já sido objecto de conversa. Creio mesmo, seja-me permitida esta sugestão, que quem quisesse escrever na animus deveria poder pedir, através do mail, as referidas chaves.
O correio continuará com este endereço e a sua gestão continua assegurada pelo meu querido amigo Joaquim Silvério, até à criação de um outro, sendo que, na transição, eu próprio continuarei a receber correio de outros dois blogs, embora, dentro de algumas horas, já estejam criados novos endereços para esses blogs por forma a que este fique exclusivamente para a animus até que o entendam, sublinho.
9
Fui mais longo do que queria. Uma última palavra para os meus queridos amigos de 1963 e para a generosidade de que deram provas ao aceitar partilhar e alargar o trilho por onde caminhámos durante tantos anos. Obrigado pela confiança que em mim depositaram na concretização dessa opção.
10
Surpreendam-me. Abraço-vos a todos.
O maior desgosto:não ter conseguido que a tarde de 24 de Abril 2010 fosse toda feita por nós.A falarmos todos com todos e, no palco, os vários conjuntos musicais de que fomos capazes. E estávamos lá quase todos!Manel, passo-te a bola!
antónio colaço
PS
Uma precisão apenas: -No último texto do Carlos Mingacho, a única coisa que lhe fiz ver na mensagem com que, ontem, lhe desejei óptima intervenção cirúrgica, foi o facto de eu ter sido CONVIDADO, cumprem-se agora 21 anos (já que estou de abalada por ter solicitado a aposentação, penalizada)para coordenar o Gabinete de Imprensa do GPPS, algo bem diferente e muito distante, no tempo, aliás, dos tão conhecidos Jobs for the boys, tendo-me filiado no PS, por minha iniciativa, apenas depois de ocupar o honroso cargo, pelo que não fazia muito sentido acreditar que Guterres, Almeida Santos, Gama, Lacão, Costa, Seguro, Alberto Martins e Assis, tivessem conseguido conviver com alguém que adoptaria, segundo Carlos, modelos de vida “salazarentos” entre outros mimos. Pronto. Mas, para mim, já é passado e quero é que o nosso amigo Mingacho ache depressa a desejada recuperação. Um destes dias aceito de novo comer os estaladiços pasteis de carne e beber um qualquer encorpado tinto com que nos brinde, tal como quando nos matou a fome, esgotados, na preparação do Alcains 24.
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/