Olá João.
Uma das imagens mais presentes que tenho de ti nos nossos tempos no Gavião, é no recreio (?) , de “ peito feito” a mandar vir com um grupo de matulões porque tinhas sido tu a ganhar a bandeira, que eles não te queriam dar . Afinal eras o mais pequenote do grupo e nem eras grande coisa a correr, mas lá que tinhas pose e coragem, tinhas !
Quando me apercebi do trabalho, esforço, abnegação e desinteresse pessoal que puseste nos contactos e na organização dos encontros de Abrantes, Pregulho e Alcains, admirei esse teu lado altruista de estar na vida.
Confesso que fiquei triste quando no pos-Alcains, vi a tua pessoa associada a palavras como “divisionismo” , “oportunismo”, “arrivismo” e não sei que mais, escritas por não sei quem ....( velhos do Restelo, mentecaptos .... ? ) . Usando a linguagem dos velhos marinheiros, isto não se faz a um filho da “terra”, da “escola” e da “culatra”.
Agora vejo-te outra vez de “peito feito” a pegar no leme e a querer levar este projecto para a frente : ainda te vão alcunhar de “O Grande Timoneiro” ( sem ofensa ! ) , mas sei que vais levar o barco a bom porto.
Gostaria de ter o dom da palavra do Mario Pissarra ( apesar de ás vezes só á terceira leitura é que o percebo!! ), para comentar associativismo sim ou associativismo não, mas vou tentar dar a minha achega :
A questão baseia-se na tricotomia : Quem, Como e Porquê ?
A resposta ao Quem, é fácil ; ao Como, é para legalistas e contabilistas ; ao Porquê, é que é mais complicado.
As pessoas juntam-se para lutar contra ou a favor de alguma coisa. Penso que não precisamos de lutar contra nada, o que quer dizer que queremos lutar a favor de qualquer coisa : Os nossos valores e cultura cristãs, o nosso bem-estar e lazer social, a entreajuda humanitária e social .... ?
Assumo que a associação será aberta a um leque etário bastante amplo o que exigirá um enquadramento mais diversificado de objectivos e interesses. No meu caso, faço parte do grupo dos jovens sexagenários com objectivos e interesses mais fáceis de definir, quanto mais não seja, arranjar parceiros para a sueca !
Em resumo : Sou a favor da criação de uma associação representativa dos ex-alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco. ( Vamos todos começar a partir pedra ! )
Outra coisa, João : Dentro das minhas possibilidades e disponibilidade, conta comigo para o que for preciso.
Um abraço
Angelo
Angelo Mateus
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/