Segunda-feira, 29 de Junho de 2009
DE SANTIAGO A ...S.LOURENÇO. A CAMINHO DO 18 JULHO!
Olá, Colaço
As nossas perspectivas para o nosso encontro de dia 18 são boas e prometem.


Abrantes,ontem, vista geral desde o
Parque de S.Lourenço.O local do reencontro!
O
João Peres têm sido incansável. Há sempre nestas coisas as descobertas mais inesperadas e as situações preocupantes... Avancemos.
Antes de os teus camaradas políticos descobrirem a futura falta de médicos, já pretensos universitários encapados a rigor, buscavam medicinas por terras de Santiago de Compostela.

Quem são estes universitários de capa e calças de futrica?
Entretanto, outros, desde cedo começaram a descer as escadas da perdição, pelos lados do Candal...

Bem acompanhados, como o sótão revelará em breve!
Um abraço
Mário Pissarra
De Mário Pisssarra a 30 de Junho de 2009 às 16:10
No meu sótão não há só fotografias. Escarafunchei, googlando no meu disco rígido cerebral a entrada: Abrantes e seminaristas da diocese de Portalegre de 1961 – 1973. Eis os resultados:
1. Não consta nenhum matriculado.
2. Fizeram os seus acampamentos de Verão enquanto alunos do seminário do Gavião na freguesia de Alvega, concelho de Abrantes, numa quinta à entrada quando se vai desta cidade para o Gavião. Estavam acampados junto aos tanques da quinta, mas passavam grande parte do tempo no Tejo, que tinha um recanto fora da corrente, relativamente perto da passagem do barco entre Alvega e Ortiga. Fizeram um Fogo de Conselho na aldeia, junto ao coreto no largo da igreja e teve muito sucesso.
3. Visitaram o Tejo no local de Areia Branca num passeio grande e alguns alunos atreveram-se a fazer a travessia do rio.
4. O seu perfeito/formador em Portalegre (Pe. Adelino Américo Lourenço) foi aqui coadjutor do Senhor Cónego Freitas.
4. Na viagem de fim de ano de Alcains (Alcains, Guarda, Viseu, Aveiro, Figueira, Coimbra, Fátima, Abrantes, Alcains) em Abrantes, um dos autocarros foi pelo Gavião e o outro por Proença-a-Nova para ir deixando os que eram daquela zona.
5. Quando frequentavam o seminário de Portalegre alguns vieram trabalhar no verão para o Rossio ao Sul do Tejo. Era a época dos Padres operários. Só ouvi os ecos… Ficaram célebres os primeiros(?) amores do Abílio Delgado.
6. Um dos finalistas deste curso, Mário do Espírito Santo Pissarra, foi colocado na paróquia de S. Vicente, como professor de Religião e Moral no antigo liceu da cidade, para fazer o seu estágio pastoral.
7. Os alunos deste curso (1961 – 1973) dos seminários da diocese de Portalegre e Castelo Branco irão realizar em Abrantes o seu primeiro encontro no Parque Urbano de São Lourenço, no dia 18 de Julho. Hora de encontro: 11.30. Quem ousará faltar?
Mário Pissarra
Comentar post