O tempo das férias é uma boa oportunidade para nos limitarmos a passear e a beber água, sem preocupações de maior, deixando que o Colaço nos vá deliciando com a sua criatividade estival, falando, fotografando, conversando, deliciando-se a comer peixe-porco…e nós a ver…
Pois, hoje, ao ler as lembranças do Manuel Mendonça, achei oportuno aliviar um pouco o Colaço, enviando-lhe material para publicar, recordando aqui todos os 4 cavaleiros, digo, os 4 padres do meu ano de 58 que, pasme-se, ainda continuam padres!!! (sem ofensa…estou a brincar…lagarto, lagarto, que eu sou do Sporting).
Pois, bem….
São eles, o Bonifácio, de Salvaterra do Extremo, que assentou arraiais no Seminário de Portalegre e que vou evocar apenas como guarda-redes de altíssima qualidade, elástico e seguro, e que só a miopia impediu que se confirmasse como o maior guarda-redes de todos os tempos do seminário!!! Eu bem o compreendia porque também eu pertencia ao grupo dos míopes que jogavam futebol sem óculos, para quem a bola era pouco mais do que um vulto quando andava longe…mas que nem por isso deixava de ser bem tratada quando estava por perto…ele a defender, e eu e o Celestino (José Delgado Dias Cardoso, de Cardigos, o nosso Messi) a marcar golos…(NB: Onde andas ó Celestino????).
(NOTA REDACÇÃO.Eis Celestino em seu esplendor, aqu(clica no link)!!!
O Ilídio Mendonça que recordo a propósito de uma “disputa” que tivemos no segundo ano, quando o Pe. Emílio, professor de música, nos quis ouvir a entoar o “tantum ergo sacramentum” para escolher o solista que iria iniciar os cânticos na missa…lembras-te?
Parabéns, pá, porque foste tu o escolhido, ficando eu a substituir-te nas tuas ausências e impedimentos…
O próprio Manuel Mendonça, de Alcains, irrequieto e sempre bem disposto, que não precisava de chapéu para o sol, porque tinha um remoinho com pala no “frontispício”, como imagem de marca…(Desculpa lá, ó Manel, mas isto hoje é a brincar…estamos de férias, não é?…).
E finalmente, o Manuel Marques Pires, de Aldeia de Eiras, que nos fazia o bigode, no Gavião, quando íamos de férias e nos vendia as sapatilhas de último modelo e tudo o mais de que a malta precisasse…sem lucro, já se vê…(Quando é que apareces, Manel???)
E, pronto, estão todos…
Aproveito para enviar uma foto tirada no Seminário de Gavião, onde está o Manuel Pires, visto que os outros três já são bem conhecidos da Animus.
Identificando o pessoal da foto, da esquerda para a direita: António Henriques (?), de 59, Agostinho Janela Barbeiro, de 60/61 (?), Pe. Aníbal, Joaquim Mendeiros, de 58, Pe. Emílio, Manuel Pires, de 58/59, Um companheiro não identificado, e o Francisco da Rosa Severino, meu conterrâneo da Comenda, de 56.
Já agora, se não for pedir muito, que venham os 26 milhões desta sexta-feira, porque Sol lucet omnibus, o sol quando nasce é para todos, e ainda não nos calhou nada de jeito…
Saúde,
Mendeiros
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/