
Pois é, Julho e Agosto são os meses das pequenas aldeias "sempre-em-festa!"
No passado sábado, fomos de abalada até à Festa de Chão de Codes, ali para as bandas da sua sede de freguesia, a Aboboreira!

Para nós, Chão de Codes, este ano, foi a novidade.De facto, aqui bem perto, fica um outro chão, Chão de Lopes, e, de imediato, vieram à nossa memória umas célebres Festas em Chão de Lopes,geograficamente quase coladinhos, e para onde nos dirigimos idos de Cardigos, num recuado ano de finais da década de 60, 12 jovens a sair da adolescência metidos dentro do saudoso Opel Kadett do nosso patrono e também saudoso, Zé Mário Tavares!
Generoso como poucos, Zé Mário disponibilizava tudo o que em si era abastança - filho de um dos mais prósperos industriais da cera - e lá fomos para a festança!!!O pior foi no regresso.
Com metade já bem bebida, a afirmar que o regresso era ...feito no Opel e outra metade a fazer-se ao caminho por questões de segurança!As constantes idas e vindas do Opel, no regresso, palmilhada a dezena de quilómetros até Cardigos,tentando demover-nos da teimosia...Zé, meu querido amigo,IRMÃO,sabes como não me perdoo essa triste desilusão de mim!O que vale é começou ali uma amizade que nos manteve irmãos até ao fim.
Quer dizer, tu bem sabes que, PARA SEMPRE, o nosso eterno PATRONO vais continuar a ser!

Mas...regressando a estas festas de Chão de Codes, e porque temos sidoACUSADOS DE PROVOCAR GASTRONÓMICOS CÍUMES...ORGANIZADOS!Pois bem, da festa de Chão de Codes,deixámos de lado as imagens do churrasco(é uma xatice pois só se vêem os restos...) para vos presentear com as fofinhas filhós beiroas acabadas de sair da frigideira!São do Natal mas, como diz o ditado, Natal é quando um festeiro de Chão de Codes quiser!Mai nada!
Estávamos nós a deliciar-nos com as ditas filhós (filhozes!!!) quando vemos, ao longe, no palco, umas meninas, assim, quase filhas da noite, qualquer coisa tipo Moulin Rouge cá das beiroas serranias, credo, onde é que já se viu e o pessoal todo de olho afilado nos seus desnudados corpinhos!!!!


Só que, entretanto, no ecran da TV, do pavilhão/restaurante da Festa, Portugal era esmagado nos penalties pela Argentina, quando começou a dar-se uma fantástica reviravolta!

A FORÇA DO FUTEBOLCONTRA A FORÇA DAS MENINAS, fez com que grande parte dos "festeiros" de Chão de Codes deixasse o espectáculo com as meninas de corpinho ao léu para virem em peso para o salão assistir à penáltica decisão!Portugal, quase despidinho de esperança, lá venceu a argentina abastança (dois penalties falhados e logo recuperados!!!).
E pronto, as meninas voltaram ao palco mais uma vez mas, para além do puto que se vê sentado bem a seus pés, não se descortinaram outros entusiasmos em redor.
Quer dizer....
antónio colaço