Acabei de ler uma das minhas antecessoras na assessoria de imprensa do PS, ali para as bandas da Rua da Emenda, já lá vão tantos anos.
Clara Ferreira Alves, de seu nome, e que assina a coluna PLUMA CAPRICHOSA.
Invejo a sua lucidez. Mesmo com todos os excessos de quando em vez.
2
Sublime a sua última crónica no Expresso.
"A literatura, o poder das palavras para descrever e incluir o mundo num sistema coerente de pensamento, é, como a filosofia e a história, tão importante como a física e a álgebra!"
...
"Uma artista plástica é incensada não pela obra mas pela capacidade de "agradar ao mercado" transformando-se, pela manifesta ausência de candidatos, em artista oficial do regime!"
E a estocada final:
"A cultura de massas ganhou. No mundo pop, multimedia, inculto e narcisista, em que cada estúpido é o busto de si mesmo, a burguesia e o lúmpen distinguem-se na capacidade de fazer dinheiro. Acumular capital!
Portugal tem hoje uma pequeníssima elite que consome cultura quase toda velha e sem sucessores"
3
Há dias intentei criar uma "coisa" a que chamei de "ARTE AO DOMÍCILIO!"
Tão a ver, assim qualquer coisa como o Albano dos Hamburgueres H3, para falar do mais recente
êxito das boas ideias que a crise gera!!!
O conceito era (é?) este: peguei num lote de trabalhos e enviei-o a algumas pessoas,( algumas delas vivendo folgadíssimamente...) tentando inverter a lógica das Galerias onde, para além de valores altíssimos das obras, a que ninguém chega, eu (oh!!!revolucionário de mim que bato todos os criativos do Pingo Doce!!!) entro na casa do pessoal, via mail, para já, depois com a obra adquirida e pergunto : QUANTO DÁ PELO QUADRO ( A ESCULTURA, ETC ) QUE LHE INTERESSA?
Bom...toda a gente reconheceu o mérito da iniciativa, " ao nível do melhor marketing mas......"
4
Ontem, um amigo meu fez anos.
Descobri que gostava do trabalho que aqui reproduzo ( um dos tais que disponibilizei mas que ninguém quis) e que fez parte integrante de uma colectiva de PEQUENO FORMATO, na Galeria Municipal de Abrantes.
Um trabalho que, conjuntamente, com outros pretendeu homenagear as chamadas lojas dos trezentos, lojas dos chineses, etc, pela transmutação alquímico-plástica (uau!!) dos seus artefactos.
5
Clara, se me lê, veja onde quero chegar.
Deixo-lhe o diálogo travado entre mim e o meu aniversariante amigo.
Obrigado por me ajudar, hoje, a ler a troca de palavras que vou publicar, à luz das suas sábias palavras.
De facto, como dizem lá minha terra, o dinheiro não é tudo.
Acredite, Clara, dinheiro algum do mundo paga o prazer que me deu não só ler como perceber o caminho que o meu amigo deu ao presente que, desinteressadamente, lhe ofereci.
Para quem não aspira a ser o "artista oficial do regime", diga lá se não é um privilégio ter esta ELITE de amigos?
6
O diálogo travado:
O MEU AMIGO
Bom dia grande chefe! Fiquei muito sensibilizado com a sua prenda! Fabuloso!!! Espectacular!! É um quadro de extrema criatividade, sensibilidade e com autentico significado, pelo menos para mim!!! Muito obrigado, vai ficar no nosso quarto, junto á nossa cama, para nos proteger!!! ;)
A MINHA RESPOSTA
Enquanto cozinho umas pernas d frango e a Maria passeia o Francisco no jardim (os pais almoçam cá) pensava,mesmo agora,"será q aquele castiço achou piada à surpresa q lhe fiz?!"
Surpreender é preciso!
A minha querida e saudosa Mãe convenceu-me de q havia sempre um Anjo da Guarda ao meu lado quando me deitava.Eu tinha um daqueles fluorescentes e q iluminava a minha noite! Assim seja convosco!
abc
O MEU AMIGO
Sim... A minha mãe também!!! Aliás, antes de me deitar dizia uma oração ao anjo da guarda! E depois tinha também um anjinho no topo da cama! Tempos que já lá vão! Agora voltarei ao mesmo!!! Abraço e obrigado mais uma vez!
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/