O Pe Escaramenha!
Antonius,
Passou este mês a celebração das bodas de ouro sacerdotais de um antigo colega nosso. É do meu ano, é o Padre Escarameia, pároco de Vila Velha de Ródão, onde está há quase 39 anos. Tive conhecimento pelo jornal Reconquista e lembrei-me que seria bom trazer este acontecimento para a Animus a fim de, por este meio, homenagearmos este nosso antigo companheiro pela sua entrega ao sacerdócio e ao povo que pastoreia.Sei que lhe foi feita uma homenagem em Vila Velha de Ródão, no dia 8, por um grupo de amigos.
É do ano de 1949/50, entrada no Gavião. O seu nome completo é António da Conceição Bengala Escarameia. Foi sempre um gaiato extraordinário, de quem todos gostavam imenso, franzino, meio desajeitado, com qualidades extraordinárias para o teatro. Como a maioria era originária das aldeias, gostávamos sobretudo de ver o teatro que era feito pelos mais velhos, os do 2º. ano. Então, havia o Marques Alves (irmão do Pe. Narciso, de Abrantes. Apareceu no último encontro que fizemos na Ameixoeira, um pouco em baixo, em virtude de um AVC, não sei se te lembras) e, então, o Marques Alves fazia a representação do Zé Pacóvio. Era impagável! Não se imaginava quem pudesse representar melhor aquela peça. Mas com a ida do Marques Alves para Alcains, pensávamos que nunca mais iríamos ter o Zé Pacóvio. Qual coisa! Aparece o Escarameia e, com aquele aspecto desajeitado e "espantadiço", superou todas as expectativas. Em qualquer comédia onde participasse, mal aparecia era logo um fartote de rir.... Grandes recordações ao longo dos 11 anos de convívio!
Já ele estava em V.V.Ródão, ainda não havia auto-estrada, para irmos de Lisboa a Castelo Branco passava-se na ponte de V.Velha, junto da qual havia um restaurante que servia peixe do rio. Julgo que era a casa da Palmira. Era um lugar de paragem obrigatória. Pois foi ali, ao jantar, quando ia pagar a conta, o empregado me diz que a conta já estava paga. Descobri então o Pe. Escarameia sentado com uns amigos na varanda que dava para o rio. Foi um enorme prazer tê-lo encontrado. Não tem aparecido aos nossos encontros devido, julgo, aos compromissos que os padres têm nas várias paróquias que servem, sobretudo aos sábados. Também não tenho o contacto dele, embora seja fácil através da paróquia. Nem sei se ele tem conhecimento da Animus. Temos que fazer um esforço por encontrá-lo.
A foto que te poderia enviar (talvez ainda encontre uma outra qualquer), já a tens. Vais às fotos que publicaste por ocasião do Encontro de Portalegre e encontras o Bengala Escarameia naquela foto da serra de Portalegre, das chouriças assadas, enfiadas num pau. O primeiro, à esquerda, de cabeção, é o Escarameia. A seguir estou eu, de boné e com a garrafa na mão. Depois está o Zé da Luz e o da direita é o Alexandre Ramos Pires.
Um abraço.
Mpa
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/