A "pequenada" de 1963, em Gavião.
Anteontem disse para comigo:
-O pobre do Mingacho anda desanimado.Deixa-me cá, mais uma vez, pelo menos telefonar ao pessoal do meu ano, 1963, ainda para mais que celebramos este ano os 50 anos da entrada em Gavião!!!
Vai daí, comecei pelo nosso Anibal Henriques que nos pregou um susto há quase dois anos e.....nada!
(Falámos, ontem.Está na maior.Andava pelas berças, a Cerejeira, na agricultura!!!).
Dei um salto até ao telemóvel do Adelino Dias e....apanhei-o na horta!!!
(Ainda há gente que faz pelo país, ó Gaspar!!!).Tudo bem, vamos ver!
De seguida, e estranhando o silêncio do Serrano, toca a ligar para a Reitoria.Esteve difícil. Adivinhei um certo pudor, quase a rondar o temor em quererem falar comigo. Até que alguém me passou uma outra pessoa, próxima do nosso amigo, que lá me adiantou, depois de lhe dizer quem era e ao que vinha, parte da história.
Mas logo aí percebi que as notícias não eram boas.
O nosso querido Serrano com o seu inconfundível chapéu que trouxe lá das bandas de Monfortinho, é o primeiro à esquerda, segue-se o Armindo e, depois, aqui o editor!!!!
Resumindo e concluindo:
O nosso Serrano, um homenzinho, aquando do memorável, saudoso, irrepetível, inesquecível Encontro da Ericeira Março 2000, que nos fez passar o milénio em conjunto, aos 42 que entrámos em Gavião, meno o nosso querido Álvaro Esteves, mais uma vítima da miserável guerra colonial.
Então é assim: acabei de falar, agora mesmo, com a sua mulher, Gina Correia, que, serena, apesar de tudo, me colocou ao corrente de toda a situação.O seu marido e nosso colega está neste momento internado numa casa de repouso em Camarate e vai ser transferido para Alcoitão para a próxima semana.
Sofreu há um ano uma espécie de derrame cerebral que o fez estar em estado de coma cerca de um mês, tendo ficado muito apanhado da sua parte esquerda.Uma má formação congénita foi entretanto descoberta e a situação não é fácil para não entrarmos em mais pormenores.
O Serrano tem tido pontuais falhas de memória, mas a sua mulher deu a entender que ele gostaria de ter a nossa visita.
É isso que iremos tratar, depois de Alcains, e depois de sabermos como vão correr as coisas por Alcoitão.
Por isso, amigo Serrano, se estas palavras puderem chegar às tuas mãos (sugerimos à sua mulher que as imprimisse) CONTA COM A NOSSA TOTAL SOLIDARIEDADE!
Agora, o mais importante é alcançar o grau mais elevado de recuperação.
Ou, de como a animus, como aqui temos dito, mais do que estar sempre a falar do passado, quer continuar a não deixar passar nada do que se passa aí desse lado da vida no HOJE DOS DIAS D CADA UM DE NÓS!
Ânimo, Serrano!!!
Um abraço solidário para a Gina e seus dois filhos!
antónio colaço
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/