Na sequência do que aqui escrevi sobre a manifestação de solidariedade para com o nosso colega Antero Amaro, o Carlos Mingacho tomou, entretanto, a louvável iniciativa de enviar para o nosso mail um dos seus textos publicados no Facebook.
PS
O título deste post é da minha inteira responsabilidade.
antónio colaço
..................................................
Amigo Colaço,
Meus Caros amigos,
A propósito do texto do Colaço na “animus” e depois reproduzido no “Facebook”, este, suscitou-me as seguinte considerações, nomeadamente:
Não queiras ir por aí.... Os antigos alunos dos seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco (Gavião, Alcains e Portalegre) como grupo, não existem e aí reside a resposta ao teu "Solitários".
Enquanto não houver uma estrutura (chamem-lhe de associação, grupo ou outra coisa qualquer) que abarque o grupo no sentido lato e tenha as suas linhas programáticas de acção e de estrutura organizativa, nunca mais chegaremos a lado nenhum.
Digo isto, porque na nossa realidade: temos os anos em que cada um de nós andou no seminário, e aí mais ou menos nos conhecemos assim como alguns do ano anterior ou seguintes, fora disso ninguém mais se conhece e os encontros até hoje (pelo menos nos que eu participei) nada se fez, para que assim não fosse.
Quem sabe que quem esteve no encontro de Alcains, de onde é, e qual o ano e os seus nomes, como se chamam as esposas, etc., etc..
Temos que repensar toda a estrutura e o que pretendemos para o futuro, senão morremos na praia.
Todos nós abanamos a cabeça e dizemos que isso é para os iluminados, chutamos para o lado, mas quem são os outros, quem são esses seres pensantes?
São quem liderou no passado ou agora?
Por isso de todos os que por aqui passam “Facebook” e os que vão à "animus", mais conhecidos por “visitantes”, quantos são os que opinam... muito poucos.
Temos que fazer algo e com carácter de urgência, se quisermos que o grupo seja algo mais do que é ou foi até hoje (almoços, convívios e pouco mais).
Pode ser associação, grupo ou outra coisa qualquer, mas como é, actualmente, não é nada, apenas um grupo de excursionistas que se reúne ano após ano, para almoçar e confraternizar e nada mais.
Corremos o risco de ser os impulsionadores, mas também os coveiros do dito “Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco (Gavião, Alcains e Portalegre).
Carlos Mingacho
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/