NOTA DA REDACÇÃO
Esta tarde na página do Facebook do GRUPO DOS ANTIGOS ALUNOS DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE PORTALEGRE E CASTELO BRANCO, o Zé Centeio respondia a uma opinião do Carlos Mingacho e de que publicamos ambos os textos.
As palavras do Zé Centeio, deitadas na web como potentes sementes germinadoras de vida ( ele enviou-me, previamente, uma mensagem pessoal em resposta aos parabéns que lhe enviei e que vai no mesmo sentido) tiveram o mérito de reconduzir-me não só aos princípios fundadores da animus como, sobretudo, aos mais de 30 anos dedicados a reencontrar-me quer com os alunos do meu próprio ano quer com alunos de todos os outros anos.
Não quero roubar mais tempo por agora. Depois de ter comunicado ao Carlos Mingacho esta minha decisão e obter o seu aval para regressarmos a casa (aproveitando para agradecer o seu empenho editorial na tentativa de manter as pontes) nada mais resta do que retomar o caminho.
2
Amanhã publicaremos tudo quanto chegou sendo escusado dizer que as portas estão abertas para a publicação de tudo o que entendam querer dizer.
No final do texto do Zé Centeio partimos já para os TPC (TRABALHOS DE CASA) com um desafio do Mendeiros a propósito da celebração do aniversário, 88 ANOS, do nosso querido Padre Horácio.
Obrigado.
antónio colaço
......................................................................
1.O TEXTO DO CARLOS MINGACHO NO FACEBOOK
Nós não precisamos de opiniões precisamos de organização, alguém que convoque o pessoal, para passarmos um dia especial, em conjunto e com as famílias.
Só isso.
E vai quem puder...
Carlos Mingacho
FOI GRAÇAS À ANIMUS QUE EU VOS ENCONTREI
Caro Mingacho, as opiniões valem o que valem e a organização, qualquer que ela seja, não se faz sem opiniões. Além disso, os encontros também se fazem da partilha de opiniões. Se assim não fosse estávamos lixados, sobretudo quando temos muitos amigos e nem todos estão próximos. E nestes tempos que correm, em que o pessoal desatou a emigrar...seria de partir a tola. Por isso arrisco a minha, tentando conter-me.
Primeiro: acabem lá com as várias páginas do Facebook, sejam grupos ou páginas, e guardem apenas esta.
Segundo: como já disse ao Colaço, não faz qualquer sentido criar um novo blog e abandonar todo o património que a ANIMUS contem. Foi graças a esse património - as fotografias - que eu vos encontrei.
Portanto, há que arrumar a casa e continuar com a ANIMUS, seja quem for que anime esse espaço. Pessoalmente, penso que o Colaço, com todas as qualidades e defeitos, o fazia bem, mas está no direito de não o querer fazer mais. Mas pelo menos que disponibilize os acessos a quem o possa fazer. Terceiro: a ANIMUS e o Facebook não são incompatíveis e complementam-se. Enquanto o Facebook pode servir para a partilha de pequenas mensagens e coisas mais rápidas e efémeras, a ANIMUS pode ser um espaço de partilha mais reflexiva e de debate.
Aliás, como sou ainda caloiro nestas andanças, nunca percebi por que razão há temas que voltam sempre à baila durante os encontros quando a ANIMUS poderia ser o espaço onde se debatessem algumas dessas questões.
Quando tanto se fala em organização, há que começar por estas pequenas coisas.
Já agora mais uma pequena ideia: tanto quanto sei o Zé Ventura prontificou-se a centralizar e a organizar uma base de dados com todos os contatos disponíveis de ex-seminaristas. Se isso for avante, porque não utilizar o email para contatar (2/3 vezes por ano) toda essa gente e saber o que pretendem destes espaços ou se têm outras ideias. Podia ser, por exemplo, um pequeno inquérito para começar.
Para finalizar, que a prosa já vai longa, e como em tempos disse ao Colaço, embora não tenha muito tempo, estou disposto a escrever para um blog uma vez por mês. Se houver meia dúzia de pessoas que o façam...E tenho a certeza que haverá muita gente que gostaria de partilhar muita coisa.
Não temos que estar de acordo.
Um grande abraço e sejam felizes em seara de gente
Zé Centeio
...........................................................................
O TEXTO DO JOAQUIM MENDEIROS
(...)
Ontem, estive a viajar um pouco pela Animus, a recordar o aniversário de há dois anos do Pe Horácio e estou a pensar em reeditarmos o almoço no restaurante Borges em Paço de Arcos, no próprio dia 16 deste mês (terça-feira), quando ele fará os seus 88 anos, apesar de ser sempre duvidosa a sua presença, por razões de saúde.
Se ele puder ir, será óptimo.
Se ele não puder comparecer, paciência, fazemos nós a festa.
Que me dizes?
Ainda não fiz qualquer contacto com a malta, mas vou começar hoje.
Abraços
Mendeiros (969015114)
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/