PE HORÁCIO . UM INCANSÁVEL PEREGRINAR escreve João Lopes.INSCRIÇÕES PARA O ALMOÇO

Caríssimo Colaço
Aí mando umas palavras toscas de quem não pode estar presente ao almoço de homenagem ao nosso P. Horácio.
Viva o P.Horácio e a sua vida, cheia de anos, poesia e cultura, de generosidade e doação a toda a gente, sem distinção de raças, de classes e fortuna. Um sacerdote português, no pleno sentido da modernidade, na linha profética do Papa Francisco.
Sob uma doce estrela nasceu
Em Góis, perto de Coimbra,
Na borda das águas amenas do Ceira,
O nosso querido amigo e professor,
O P:Horácio Nogueira.
Sua vida foi um incansável peregrinar, na ânsia pessoana de a nossa diáspora conhecer...
Desbravador de almas, heróico bandeirante da selva africana, cheia de histórias lindas de encantar...
Em cada pessoa via um cidadão do REino de Deus, na terra por achar!
Português, de cepa inteira,
Como o Infante navegador,
De Alcains a Malange
DE Luanda ao Rio de Janeiro,
Cadinho de povos e de raças,
Sempre a pesquisar, no colorido da vida tropical, o Mundo que o Português, errante e cordial, na História nos deixou....
Muitas bênçãos de DEus, para Horácio, grande poeta da Lusofonia, a entoar para sempre, entre remotas gentes e povos, um hino de paz e harmonia!
João Lopes
..............................................................................
ÚLTIMA HORA
..............................................................................
...............................................................................
Vindo do Joaquim Mendeiros, no preciso momento da edição deste post, aqui está o
CONVITE
Apareçam ALMOÇO HOMENAGEM PE HORÁCIO
16 JULHO . TERÇA
12.30
RESTAURANTE BORGES
R. CURRY CABRAL 4 - PAÇO DE ARCOS
TELF MENDEIROS . 969015114
UMA VENTURA EM… PAÇO DE ARCOS
Meus Caros Amigos,
Tempus fugit…mas não o podemos deixar afastar muito, porque precisamos dele para podermos fazer anos, muitos e bons anos.
Desta vez cabe a sorte ao Pe Horácio.Partimos para a festa de aniversário dos seus 88 anos, à aventura, sem sabermos se poderíamos contar com a sua presença no almoço, no próximo dia 16, terça-feira, e já temos a garantia de que ele vai estar connosco, salvo sempre motivo de força maior, naturalmente.
Ficou radiante, quando falei com ele, e só precisamos de o lembrar, na altura própria. Podemos, então, dizer que vamos viver uma autêntica VENTURA…em Paço de Arcos, com a força dos afectos, do convívio e da amizade…
A máquina está a funcionar em pleno, com o Heitor e o Nogueira nos contactos com o pessoal que não tem internet, nem computador (que ficam sempre à margem das novidades que a Animus difunde), com o Filipe a marcar mesa e a ajustar a ementa no restaurante BORGES, o Silvério a tratar das flores, o Pires Antunes nas lembranças do passado do Pe Horácio e eu por aqui e por ali.
As inscrições continuam abertas através da Animus ou para os telemóveis de qualquer um de nós.
O restaurante BORGES está à nossa espera nas traseiras da Rua Curry Cabral, em Paço de Arcos. O acesso mais fácil é o seguinte:
- Seguir pela marginal no sentido Lisboa / Cascais, deixar a marginal na terceira e última saída para Paço de Arcos (à direita, depois do jardim), percorrer cerca de 100 metros e antes da Gasolineira da BP virar à esquerda. O restaurante é logo ali (atrás daquele cabeço, como diriam os alentejanos).
A EMENTA é recheada de coisas boas: beijos, abraços, sorrisos…e uns petiscos de se lhe tirar o chapéu.
No fim, nem se dá pela conta!!!
Abraços,
Mendeiros
.....................................................................

Caro Mendeiros, (via Colaço e Zé Centeio)
É verdade que continuas com uma boa memória! Por isso, eu já desconfiado, não quis apostar contigo. Pois já tinha escrito isso mesmo em 2011: Que o Pe. Horácio era o quarto de seis irmãos, todos nascidos em Góis. Um tipo está cada vez mais velho e os resultados ....
No que respeita a datas, vamos então pôr isto em ordem. E no seguimento do que anteriormente escrevi, o Pe.Horácio diz que "O ensino secundário e a Filosofia estenderam-se até Julho de 1932"....................
"Em Outubro de 1942, iniciei o curso teológico no Seminário de Cristo Rei dos Olivais (Patriarcado de Lisboa). Ali estudavam candidatos de quatro dioceses: Lisboa, Aveiro, Faro e Portalegre. Era reitor Mons. Pereira dos Reis, uma figura de prestígio cujo nome encheu uma época.
.....Após um ano de repouso, Em Vila de Rei, acompanhei os colagas para o Seminário de Évora. Ali estudei, em 1944/45, o segundo ano de Teologia, ao tempo do reitor Mons. Pantaleão Costeira.
No ano lectivo seguinte (1945/46), Dom Domingos Maria Frutuoso pôs em execução o projecto de reabrir na diocese de Portalegre o antigo seminário de Teologia. Foi escolhido, para a experiência, o Seminário de Gavião (Alto Alentejo). Ali fiz o terceiro ano.
No dia 20 de Outubro de 1946 voltei ao Seminário de Alcains, desta vez com a dupla tarefa de finalizar o curso de Teologia (4º ano) e de dar algumas aulas. Assim principiei a actividade de docente.
De Outubro de 1946 a Julho de 1952, leccionei no Seminário de S. José, em Alcains."
................ "Em dada altura solicitei uma paróquia e Dom Agostinho de Moura, (.....)
mandou-me para a Comenda (Gavião-Alto Alentejo). Tomei posse no dia 26 de Julho de 1952 e lá permaneci dois anos, que considero muito felizes.
Recordações especiais, para além do convívio com as pessoas: a criação do grupinho coral infantil "As cotovias da Comenda" e o nascimento de dois livrinhos: "Estrela da Planície" (versos) e "Há Vida na Charneca" (narrativas).
Em Outubro de 1954, regressei ao Seminário de Alcains, onde continuei a leccionar até Julho de 1958.
É deste período uma agradável tarefa que me deixou gratas recordações e bastantes amizades: a da restauração do Orfeão de Castelo Branco, por iniciativa do Comércio local".
Por hoje, já basta de datas. Ontem deitei-me tarde e tenho que recuperar para amanhã ter forças para calçar as meias elásticas. Estreei hoje umas meias novas e estive quase uma manhã inteira para as calçar! Isto é um castigo, pá!
Um abraço.
Mpantunes
PS- O Manel Pires Marques telefonou-me há pouco, de Tomar, e diz que na terça está cá para participar no almoço. Inscreve-o lá.