Neste domingo à noite, nos primeiros momentos que tenho disponíveis para escrever sobre o nosso Encontro de Castelo Branco, apetece-me começar por falar da satisfação interior que me vai por dentro com todo este fim-de-semana. Para mim, foram três dias de encontro, que começou na sexta num almoço em Santarém com um tio que há muito não via, continuou nessa tarde no Lar de Cebolais de Cima, onde pude estar com o meu amigo e colega, P. Luís Moreira Bernardo, com sintomas de Alzheimer mas com uma alegria imensa pela surpresa que lhe causei e, já neste domingo, pude almoçar na minha terra com um primo com problemas, ele que eu já não via também há uns 3 ou 4 anos. Já falo do sábado, mas com estes três dias em cheio, até a consciência vem mais descansada. A alegria andou a cantar de lá para cá, o que é muito bom!
Agora o sábado
Como estive um pouco por dentro das coisas, talvez não tenha a distância suficiente para analisar sem preconceitos o que se passou. Mas o clima de todo este dia foi mesmo muito agradável, a ponto de aquelas mais de 100 caras felizes nos transmitirem um sentimento de união, de alegria serena a dizer que valeu a pena.
Como sou da Comissão, espero que outros mais independentes falem desta realização dos antigos alunos dos nossos seminários. Não vou fazer elogios, pois todos os que estiveram presentes têm a sua quota de responsabilidade na forma como tudo decorreu na maior das calmas, na alegria dos muitos abraços, na surpresa com que vimos caras novas que vieram pela primeira vez…
O programa
A manhã passada na Igreja do Valongo foi logo uma agradável surpresa, pois não sabíamos como eram as instalações, mas a cave onde fomos recebidos, neste dia de calor, até foi acolhedora. Uma mesa comprida cheia de aperitivos matinais também deu para aconchegar. E a Igreja de N.ª Sr.ª do Valongo, pentagonal, com bancos em disposição familiar, também constituiu um momento especial pela Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo e concelebrada por seis sacerdotes, número significativo que eu registo.
No “Colina do Castelo”, decorreu o almoço, bem servido, e a tarde cheia de comunicações! Registo que se cumpriu o programa gizado pela organização, com pequenos deslizes que é difícil evitar (hino da Alegria sem imagens, alguns a falar para além do estabelecido…), mas sempre com um ambiente de confraternização, de união, com todos a vibrar com as palavras que se sucediam.
Registo a palavra dada a alguns colegas que falaram das suas presentes actividades e ainda a apresentação do opúsculo “Olá, Professores 1”, de homenagem a 12 dos nossos professores vivos, a que se seguirá um “Olá, Professores 2”, no próximo ano. Registo ainda a vontade de muitos em se inscreverem como associados, numa manifesta vontade de constituirmos uma associação mais consistente que pode fazer mais alguma coisa para além destes encontros. Ali mesmo, olhando para a malta, senti muito a necessidade de conseguirmos um fundo para acorrermos às dificuldades de alguns.
O que eu ouvi
Reacções, ouvi muitas. Todas elas a insistir na tónica do “Valeu a pena!”, da alegria de estarmos juntos, dos parabéns à organização de todo este dia. Nem tudo estará bem, é mais que evidente… Mas ouvi do Mário Pissarra (desculpa eu insistir no teu nome…) uma palavra muito bonita, referindo estes encontros como um oásis na nossa vida, já que, no deserto da existência, parece que são estes encontros de amigos que nos vivificam. Mário, fala-nos lá dessas investigações filosóficas…
Para o ano, Marvão!
A Comissão levava esta proposta na manga e foi aplaudida com uma ovação pela Assembleia. Marvão constitui um ícone de um seminário misturado com a população nos anos em que ali funcionou o Seminário Maior, que depois passou para a casa nova de Portalegre.
Um reparo final
Estiveram presentes, de corpo e alma, 109 pessoas. Mas estavam inscritos 128… Para quem está à frente da organização, com compromissos com restaurantes e não só, causa estranheza haver 19 a faltar. Sobretudo, é estranho não termos uma palavra de muitos, neste mundo de telefones, sms, emails, etc… Mas vamos trabalhar com o mesmo optimismo, pois todos nós queremos estes convívios.
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/