Princípios Programáticos Estatutários”
Projeto
Caro António,
Com votos de boa saúde, toma lá três notas (das verdadeiras, claro):
ASSOCIAÇÂO DOS ANTIGOS ALUNOS DOS SEMINÁRIOS DA DIOCESE DE PORTALEGRE E CASTELO BRANCO
PRINCÍPIOS PROGRAMÁTICOS ESTATUTÁRIOS
Capítulo I
Denominação, natureza e objetivos
Artigo 1.º
1 - A Associação dos Antigos Alunos dos Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, abreviadamente designada por ASAL, é uma associação de carácter aberto e informal, sem enquadramento jurídico definido nem sede física precisa, tendo como matriz de identificação o facto de os seus associados terem frequentado os seminários da diocese de Portalegre e Castelo Branco.
2 – A partilha desta experiência, moldada na educação humanista, é o laço mais forte que une os seus associados.
3 – Sem prejuízo da sua autonomia, a Associação mantém uma relação privilegiada com a Diocese de Portalegre e Castelo Branco e com associações de idêntica natureza, podendo fazer parte, formal ou informalmente, das respetivas uniões ou federações.
Artigo 2.º
1 - A Associação coloca o acento tónico da sua ação no encontro dos associados e na crença das suas potencialidades criativas e regeneradoras, com a dimensão simbólica e espiritual decorrente da vivência individual e comunitária dos seus membros.
2 - O sentido eminentemente comunitário da Associação nasce e sobrevive, graças à riqueza da organização das reuniões dos associados com base nos princípios da amizade e da solidariedade.
Artigo 3.º
Para a concretização dos objectivos que prossegue, a Associação promoverá:
a)Uma reunião geral dos associados, pelo menos, uma vez por ano;
b)A realização de colóquios, palestras ou visitas, de caráter cultural, artístico e recreativo;
c)A concessão de auxílio moral, material e profissional aos antigos alunos dele carecidos, na medida das suas possibilidades.
Artigo 4.º
1 - Para manter vivo e atuante o espírito associativo, serão aproveitadas as potencialidades da Internet, que, assim, se constitui na sua sede natural.
2 – Podem, no entanto, ser difundidas folhas informativas , em papel, aos associados inscritos que o desejarem.
3 - São estes os canais por onde passarão as informações relevantes da vida dos associados e da sua atividade no âmbito da Associação.
Capítulo. II
Dos associados
Artigo 5.º
1 - A Associação é um espaço de liberdade e respeito pela diferença sem restrições ideológicas ou religiosas e distinções sociais e económicas.
2 - Podem ser associados, todos aqueles que tenham frequentado os Seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, se inscrevam e adiram livremente às atividades propostas.
3 – Qualquer associado é livre de promover encontros de antigos alunos dos seminários do seu ano ou de grupos de anos e de neles participar, sem qualquer restrição ou interferência da Associação.
Artigo 6.º
Para fazer face às despesas de gestão corrente, os associados pagam uma quota anual facultativa de 12 euros, nos termos e condições a definir pela comissão administrativa.
Capítulo III
Dos órgãos associativos
Artigo 7.º
São órgãos da Associação, a assembleia geral e a comissão administrativa.
Artigo 8.º
1- A assembleia geral, constituída por todos os associados presentes na reunião geral, toma as suas deliberações por maioria absoluta dos votos expressos.
2 – As reuniões gerais são dirigidas pela mesa da assembleia geral, constituída por um presidente, coadjuvado pelo secretário e pelo relator.
3 – Compete à assembleia gerall
a)Apreciar e votar os princípios programáticos estatutários, alterá-los ou revogá-los, bem como resolver os casos omissos;
b)Nomear os membros da mesa, de entre os associados presentes, em cada reunião geral;
c)Eleger os membros da comissão administrativa, individualmente ou por lista;
d)Apreciar e votar os relatórios de actividades e contas;
e)Deliberar sobre todos os demais assuntos de interesse para a Associação.
Artigo 9º
1º- A comissão administrativa é o órgão executivo da Associação, sendo dirigida por um presidente, coadjuvado por um vice-presidente e três ou mais vogais.
2 - Os mandatos da comissão administrativa têm a duração de três ano
3 – Compete à comissão administrativa:
a) Promover a gestão corrente da associação;
b)Marcar as reuniões gerais e as iniciativas culturais, artísticas e recreativas da Associação;
c)Proceder à inscrição dos associados e à cobrança das quotas;
d)Manter e gerir o fundo de caixa da associação, e aceitar e conceder donativos;
e)Publicitar as iniciativas da Associação, bem como as notícias de maior relevo relacionadas com os antigos alunos dos seminários da Diocese de Portalegre e Castelo Branco;
f)Elaborar o relatório de actividades e contas reportados a 31 de dezembro de cada ano;
(Aprovado por unanimidade (ou por maioria) na Assembleia Geral de 16 de maio de 2015)
..............................
NR
Duas notas acidentais:
1.Meu querido Joaquim, não há nenhum campeonato a ver quem edita mais depressa e melhor as imagens dos encontros!Ficaste, logo na noite, com uma pequena amostragem do que foi possível editar!!!Há mais vida para além da animus, claro. Um obrigado ao António Eduardo pelo seu trabalho que "saquei" do Face, mal o editou e me dei conta do facto. Não gravei a intervenção do Zé Dias pois, como te lembras, enquanto ele falava eu estive ocupado a procurar o video com o testemunho do Joaquim Filipe. Pudemos, pois, beneficiar do seu trabalho.Um obrigado por isso.
2.O servidor do Sapo, alterou recentemente as ferramentas de edição o que resulta na merda que têm visto!!!Assim mesmo: imagens separadas com grandes intervalos, títulos cortados, etc.Já me cansei de dizer isto.
Acresce que nem imaginas o tempo que andei para aqui às voltas para conseguir editar os Estatutos.
Espero que o texto tenha seguido a ordem.Vê se algo está incorrecto.
(Já não me bastava o meu "ódiozinho" de estimação ao organizacionismo quanto mais ter de andar aqui, linha a linha, parágrafo a parágrafo, artigo a artigo, alínea a alínea....para ver se o teu trabalho e o do João Lopes ficava apresentável para posterior discussão. Como vês...quem é amigo, hein?!)
Bom trabalho (com ou sem estatutos) e que a gente cá esteja para nos divertirmos com TODOS OS ENCONTROS QUE NOS DÊ NA REAL GANA FAZER, seja em torno do Cabrito Estonado, dos pasteis VIGARISTAS, em Proença, o próximo em ABRANTES, no SÁBADO 16 DE MAIO, ou, quem sabe, um destes dias na Conchinchina!)
antónio colaço
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/