JOAQUIM DIAS NOGUEIRA
Rua dos Soeiros, 338 – 5º direito
1 500 - 585 – L I S B O A
21 726 16 36 / 919482371 Lisboa, 6 de julho de 2 015.
Aos Amigos e Colegas dos Seminários:
- à atenção do COLAÇO, com um abraço –
ASSUNTO : - EDIÇÃO E LANÇAMENTO DAS “MEMÓRIAS DE UM BEIRÃO DA ZONA DO PINHAL”.
Familiares e amigos insistiram comigo para que escrevesse um livro onde relatasse as minhas Memórias. E isto, em virtude da minha vida, mais ou menos variada e das muitas actividades que exerci no decorrer da mesma. No mês que vem, farei 82 anos e entendi que era ”agora ou nunca”.
A minha ideia foi e é escrever um livro, ao correr da pena, sem pretensões e sem qualquer preocupação de forma ou de estilo, atento, até, o meu temperamento e maneira de ser que pretendem ser e são reservados, como é notório, não obstante a disponibilidade que tenho tido para colaborar com as actividades da Associação . Ou seja, a minha ideia foi a de escrever um livro, destinado mais à minha família e àos amigos “mais chegados”.
Claro que os ex-seminaristas são AMIGOS, mas, repito, pretendia e pretendo uma certa reserva. Convidei para o lançamento alguns dos meus familiares – todos seríamos mais de 200 – antigos Colegas da tropa, do Colégio C.N.A., da s Faculdades, da hidroginástica e de outras actividades e os ex-alunos que mais vezes almoçam comigo, nas 6.as feiras, na Parreirinha de Carnide. Não se pode dizer que não tenha convidado gente dos nossos.
Não esperava ter o sucesso que teve a edição, de 150 ex., e a verdade é que a mesma se esgotou . Estou a pensar fazer uma outra edição para satisfazer pedidos de familiares e de Amigos, entre os quais alguns ex-colegas. Se o fizer não deixarei de publicitar o facto, pois, agora, penso que o devia ter feito, não obstante estarem perto de 100 pessoas, na apresentaçã o do dia 26 de Junho.
Desta vez não o fiz, pelos motivos apontados, sendo até certo que também não o fiz para uma outra Associação de que faço parte - ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DO COLÉFIO DE TOMAR – C.N.Á .- cujo Colégio frequentei, também, vários anos, sendo certo que souberam e lá estiveram também “velhos” ex.colegas”.
Penso que devia este esclarecimento, pois consta-me que há pessoas que têm manifestado a sua admiração pelo desconhecimento do evento.
Aproveito para agradecer as palavras elogiosas do dia da apresentação e as que o Silvério e o António Henriques escreveram no blogue. Muita simpatia que eu considero imerecida.
Um abraço para todos, com a amizade sincera do
JOAQUIM NOGUEIRA.
NR
Joaquim, sabes como fiz questão, pessoalmente, de "obrigar-te" a deixar-nos dar conta desta tua mais que louvável iniciativa editorial.
Pena tenho que não tenha sido complementada com dois dedos de tão desejada conversa.
Não faltarão ocasiões.
Aliás, acho que só temos todos de dar graças por ainda podermos contar com a memória viva destes nossos amigos.
O teu gesto,é,pois, para nós, uma benção!!!
Venha a segunda edição revista e....aumentada!!!
Está dado o "nihil obstat".Trata lá, tu, do "imprimatur"!!!
antónio colaço
SITIOS AMIGOS
http://sabordabeira.blogspot.com
http://animo.blogs.sapo.pt
http://aaavd-armindocachada.blogspot.com
http://aaacarmelitas.blogspot.com/
http://irmaosol.blogs.sapo.pt
http://arm-smbn.blogspot.com/